quarta-feira, 23 de maio de 2012

Pesquisa revela dificuldades no processo de Acreditação na Saúde

Pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Gestão em Gestão de Serviços de Saúde mostra que os principais percalços pelos quais as instituições passam são de ordem cultural e técnica.


Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Gestão em Gestão de Serviços de Saúde denominada Panorama da Acreditação Hospitalar no Brasil identificou as principais dificuldades enfrentadas pelos hospitais participantes de um processo de acreditação.

Os principais percalços identificados são relacionados a problemas de natureza cultural e técnica das instituições.
Veja a seguir :
1.  Desenvolvimento da cultura da gestão da qualidade
2.  Criação de uma cultura de registro, de formalização dos processos
3.  Criação de uma cultura de qualidade no hospital

4.  Criação de uma cultura da mensuração
5.  Desenvolvimento do trabalho em equipe e a multidisciplinaridade
6.  Adequação do hospital, em termos de estrutura, às especificações

7.  Resistência do corpo clínico aberto

8.  Comunicação interna da importância do processo de acreditação
9.   Resistência do corpo clínico interno

10. Adequar as especificações da certificação à cultura

É neste momento que uma Consultoria contribui no processo de implantação, pois são pessoas fora do ambiente de trabalho, que enfrenta as mesmas dificuldades e acaba adotando a sua metodologia ao grau de dificuldade de cada cliente.

Quando tentamos fazer sozinhos, o processo emperra, pois devido a estas dificuldades, o Representante da Qualidade acaba por desanimar devido aos obstáculos no relacionamento.

A RD Consultoria possui soluções importantes para cada uma destes obstáculos.

Ronaldo Damaceno


Pathos Diagnóstico Médicos Consegue Acreditação com a RD Consultoria


A RD Consultoria parabeniza ao Laboratório PATHOS DIAGNÓSTICOS MÉDICOS pela indicação da ONA nível I no último dia 22/05/2012. Foram 12 meses de preparação que trouxeram muitas alegrias, uma vez que as trocas de experiências ocorreram, aprimorando várias metodologias, tanto da RD quanto do Laboratório.

A equipe de colaboradores comanda por Edna Candin, Eduardo Coe, João Gonçalves e para a direção Dra Nazareth, Augusto, Dra Olívia e Dr Paulo Grimaldi, que tiveram uma dedicação intensa do início ao fim. Agradecemos mais uma vez a confiança de todos e esperamos que este seja apenas o primeiro desafio de muitos na busca da melhoria contínua de um Sistema de Gestão da Qualidade.

Acreditamos que o seguimento da Anatomia Patológica ganha muito com esta acreditação, diferenciando ainda mais os prestadores de serviços.

Soluções de Qualidade em Saúde