Outro na lista das seis instituições filantrópicas de excelência do Ministério da Saúde, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz se destaca no tratamento de doenças circulatórias, digestivas, osteomusculares, oncológicas e é referência em atenção ao idoso. O hospital conta com programas de excelência, como o Programa de Envelhecimento Saudável, o Instituto da Próstata e Doenças Urinárias, um Centro de Excelência de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e um Centro de Diabetes e Doenças Metabólicas.
Fundado em São Paulo no fim do século XIX por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é hoje certificado para atender europeus em viagem ao Brasil, além de ser parceiro do Ministério da Saúde em projetos de atendimento à população em geral. Entre eles está a unidade localizada no bairro da Mooca destinada ao Programa de Prevenção e Rastreamento do Câncer Colorretal e ao Programa Integrado de Controle de Câncer Mamário.
Primeira acreditação: 7 de agosto de 2009.
Hospital Samaritano (SP)
Inaugurado em 1894, o Hospital Samaritano nasceu com o objetivo de atender a todo e qualquer paciente, independentemente de nacionalidade ou credo, numa época em que, para ser atendido por uma instituição católica, o paciente devia se converter ao catolicismo. Desde o início, o hospital importou padrões internacionais de medicina e enfermagem e praticou a filantropia. Hoje, a instituição já foi acreditada três vezes pela JCI, é um dos hospitais de excelência em parceria com o Ministério da Saúde e atende a 1.200 pacientes por mês, realizando 11.000 cirurgias por ano, em diversas especialidades. Em 2011, o Samaritano inaugurou um novo complexo hospitalar no mesmo endereço já ocupado pela instituição no bairro paulistano de Higienópolis.
Priorizando o atendimento humanizado, o Samaritano conta ainda com um Ambulatório de Cuidados Paliativos, voltado para o cuidado dos sintomas que incomodam o paciente física, psicológica e espiritualmente. Junto ao poder público, o hospital desenvolve projetos em parceria com o Ministério da Saúde e mesmo com a Prefeitura de São Paulo, como o Serviço de Atenção Integral ao Dependente, voltado para a recuperação de dependentes químicos. Na frente filantrópica, o Samaritano presta ainda atendimento médico a pessoas carentes apoiadas por instituições de caridade.
Primeira acreditação: 16 de dezembro de 2004
Última acreditação: 15 de janeiro de 2011
Última acreditação: 15 de janeiro de 2011
Hospital Moinhos de Vento (RS)
O hospital de Porto Alegre é o único fora de São Paulo a figurar na lista do Ministério da Saúde de hospitais de excelência. Acreditado pela JCI quatro vezes – a última em 2011 – o hospital Moinhos de Vento tem como carro-chefe o atendimento ambulatorial nas áreas de Neurologia e Neurocirurgia, Urologia, Cardiologia, Ortopedia e Trauma, Oncologia, Medicina Intensiva e cirurgias geral, ginecológica, cardiovascular, plástica e materno-infantil.
O Moinhos de Vento conta com um Bloco Hospitalar, dois Centros Clínicos, um Instituto de Educação e Pesquisa e uma unidade no Shopping Iguatemi da capital gaúcha. Integrado ao SUS, o hospital realiza uma série de projetos sociais, com unidades de atendimento nas comunidades carentes de Restinga, Morro da Cruz, Ilha Grande dos Marinheiros e Ilha da Pintada, além de contar com um centro de referência em saúde da mama que realiza atendimentos gratuitos pela rede.
Primeira acreditação: 13 de dezembro de 2002
Última acreditação: 8 de outubro de 2011
Última acreditação: 8 de outubro de 2011
Instituto Nacional do Câncer - INCA (RJ)
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação de ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no país. Atualmente, dois de seus quatro hospitais localizados no Rio de Janeiro são acreditados pela JCI, fora a acreditação de seu Centro de Transplante de Medula Óssea.
As ações do INCA englobam desde assistência médico-hospitalar pelo SUS a pacientes com encaminhamento até prevenção e detecção precoce do câncer, formação de profissionais especializados, pesquisa e geração de informação epidemiológica. O instituto também conta com um dos mais modernos parques públicos de diagnóstico por imagem da América Latina, o Centro de Pesquisa em Imagem Molecular.
Primeira acreditação: 27 de março de 2010
Primeira acreditação: 6 de dezembro de 2008
Última acreditação: 17 de dezembro de 2011
Primeira Certificação: 29 de abril de 2009
Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - INTO (RJ)
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) é um centro de excelência no tratamento de doenças e traumas ortopédicos de média e alta complexidade. Relativamente jovem, a instituição foi criada pelo Ministério da Saúde em 1994, como órgão normatizador de procedimentos de ortopedia no país, e hoje se destaca também pelo pioneirismo na área de ensino e pesquisa. Exemplos disso são os estudos voltados para a osteoporose masculina, medicina do esporte e regeneração óssea com a utilização de células-tronco.
No final do ano passado, o INTO inaugurou uma nova sede no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, com capacidade de realização de mais de 300.000 consultas ambulatoriais por ano e 86.000 consultas de reabilitação por ano. A expectativa é triplicar o número de cirurgias para 19.000 por ano, a fim de amenizar a espera da concorridíssima fila do instituto. Para ser atendido no INTO é necessário haver encaminhamento de médico ortopedista do SUS.
Primeira acreditação: 10 de março de 2006
Última acreditação: 30 de setembro de 2009
Última acreditação: 30 de setembro de 2009
Instituto Estadual de Hematologia - Hemorio (RJ)
O primeiro banco de sangue público do Brasil tornou-se o maior hemocentro do país, abastecendo mais de 180 hospitais, de maternidades a grandes emergências, como os hospitais Miguel Couto e Souza Aguiar. Ligado à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o Hemorio é hoje um centro de referência nacional em hematologia e hemoterapia, acumulando as funções de coordenação da hemorrede estadual, ensino, pesquisa e atendimento a pacientes com doenças do sangue, doadores de sangue e de medula óssea. O Hemorio já foi acreditado quatro vezes pela JCI e também só atende pacientes por encaminhamento.
Primeira acreditação: 1 de dezembro de 2001
Última acreditação: 11 de setembro de 2010
Hospital 9 de Julho (SP)
Acreditado pela JCI pela primeira vez em março de 2012, o Hospital 9 de Julho já possuía outras duas acreditações: uma como hospital de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e outra pela Accreditation Canada. O hospital paulistano é referência em medicina de alta complexidade, possuindo um departamento de emergência especializado no atendimento de traumas e situações complicados.
O Hospital 9 de Julho possui nove centros de referência: Centro de Referência em Coluna, Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional, Centro de Gastroenterologia, Centro de Medicina do Exercício e do Esporte, Centro de Oncologia, Centro de Ortopedia, Centro de Rim e Urologia, Centro de Trauma e Núcleo de Diabetes.
Primeira acreditação: 24 de março de 2012.
Hospital da Criança Santo Antônio (RS)
O Hospital da Criança Santo Antônio é uma das sete unidades hospitalares da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e foi o primeiro hospital pediátrico do Brasil a ser acreditado pela JCI. Especializado em procedimentos de alta complexidade em diversas especialidades, o hospital atende pacientes do SUS, do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE) e de convênios particulares. Em 2011 foram realizados quase 200.000 atendimentos ambulatoriais, mais de 7.500 internações e quase 7.000 cirurgias.
Primeira acreditação: 21 de abril de 2012.
Hospital Memorial São José (PE)
Único representante do Nordeste na lista, o Hospital Memorial São José foi fundado no Recife em 1989 e é voltado para procedimentos de alta complexidade em diversas especialidades, incluindo transplante de medula óssea, cirurgia bariátrica e distúrbios do sono. Formado por um complexo de seis edifícios, o Memorial São José conta com UTI adulta, pediátrica, neonatal e coronariana, além de três centros cirúrgicos, sendo um deles voltado exclusivamente para o público feminino do Memorial Mulher. Este espaço é voltado para procedimentos de maternidade que não necessitem de mais do que 12 horas de internação. O hospital conta ainda com um programa de voluntariado, o Memorial Solidário, que realiza ações solidárias em creches, aterros sanitários, orfanatos, hospitais infantis e outras entidades.
Hospital São Camilo - Unidade Pompéia (SP)
A unidade do bairro paulistano da Pompéia foi a primeira do Hospital São Camilo a ser inaugurada, ainda em 1928. Fundada como Policlínica São Camilo, a unidade transformou-se em hospital geral em 1960. Hoje, o São Camilo Pompéia oferece atendimento em diversas especialidades, realizando de partos a transplantes e priorizando o atendimento humanizado.
Em 2012, o Hospital São Camilo Pompéia conquistou a acreditação da JCI, além de ter inaugurado o novo Pronto-Socorro Adulto e planejar a construção de um novo prédio. A instituição, acreditada como hospital de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), também realiza uma série de projetos sociais, como o atendimento de pessoas carentes em paróquias da Igreja Católica e palestras mensais sobre saúde para a população.
Primeira acreditação: 22 de março de 2012.
Hospital São José (SP)
A Unidade Hospital São José, pertencente ao Complexo Hospitalar Beneficência Portuguesa de São Paulo, é uma referência em oncologia, incluindo ensino e pesquisa, além de cardiologia, ortopedia e neurologia. A unidade abriga o maior parque tecnológico da instituição para exames de imagem, utilizando equipamentos tridimensionais para procedimentos cardíacos e neurológicos. O hospital também mantém padrões elevados de hotelaria hospitalar e atendimento humanizado.
Primeira acreditação: 11 de dezembro de 2010.
Hospital Copa D´Or (RJ)
Especializado em tratamentos de alta complexidade de diversas especialidades, o Copa D’Or é o único da Rede D’Or a possuir a acreditação da JCI. O hospital do bairro carioca de Copacabana conta com um Centro de Tratamento Neuro-Intensivo, voltado para pacientes vítimas de males como derrames, ruptura de aneurisma cerebral, trauma craniano e crises convulsivas.
Embora não sejam acreditados pela JCI, os hospitais Barra D’Or e Quinta D’OR possuem as acreditações da Organização Nacional de Acreditação (ONA), como hospitais de excelência, e da Accreditation Canada.
Primeira acreditação: 8 de novembro de 2007
Nova acreditação: 21 de abril de 2011.
Nova acreditação: 21 de abril de 2011.
Hospital TotalCor (SP)
Inaugurada em 2006, a unidade paulistana do TotalCor, hospital da rede da Amil, obteve sua primeira e até agora única acreditação em 2010. A instituição é especializada em tratamentos cardiológicos de média e alta complexidade e prioriza o tratamento humanizado, com acomodações e serviços VIP para pacientes e acompanhantes. Por ano, são cerca de 6.000 internações, 4.000 cirurgias e 18.000 atendimentos de emergência.
Primeira acreditação: 5 de junho de 2010.
Hospital Paulistano (SP)
Outro hospital da rede da Amil Participações, o Hospital Paulistano é voltado para atendimentos de alta e média complexidade, com foco no tratamento humanizado. As acomodações para os pacientes e acompanhantes são luxuosas, marca registrada dos hospitais da rede. O Paulistano dispõe ainda de grupos multidisciplinares especializados no tratamento da dor, de doenças e lesões de pele, e de asma.
Primeira acreditação: 19 de junho de 2010.
Hospital São Vicente de Paulo (RJ)
Fundado em 1930 pelas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, o Hospital São Vicente de Paulo é um hospital geral, dispondo de serviços em todas as especialidades médicas, com atendimento emergencial, ambulatorial e cirúrgico. Acreditado pela JCI pela primeira vez em 2008, o hospital localizado na Tijuca, no Rio de Janeiro, renovou a certificação em janeiro deste ano.
Primeira acreditação: 27 de agosto de 2008
Última acreditação: 25 de janeiro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário