terça-feira, 6 de março de 2012

ONA e IACs – a serviço da Acreditação


A ONA – Organização Nacional de Acreditação – foi tema de artigo de 10 páginas, publicado na última edição da Business Review Brasil e Healthcare Global (versão em inglês). Ambas fazem parte do portfólio de uma editora internacional que conta com mais de 355 mil leitores ao redor do mundo, entre presidentes, CEOs e diretores executivos cadastrados. Em cada edição as revistas trazem reportagens e artigos de especialistas das principais indústrias, associações e órgãos governamentais, que cuidam dos interesses e do desenvolvimento do setor que representam. No caso da ONA, o artigo foi assinado por seu presidente, doutor Luiz Plínio Moraes de Toledo.


No início de 2012, a ONA deve comemorar seus 13 anos de existência, com o Sistema Brasileiro de Acreditação atingindo o número de 300 certificações válidas concedidas às organizações de saúde públicas e privadas em todo o país. E se depender do planejamento da ONA e das IACs, os próximos meses serão de muito trabalho.
Essa postura se revela nos comentários das IACs. Segundo Osnir Simonatto, coordenador de acreditação para serviços de saúde da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) houve um crescimento exponencial das atividades do setor, em 2011, capilarizando para as organizações de saúde em geral, depois da acreditação dos serviços de referência. Ele avalia também que a ONA começa a ser considerada no planejamento estratégico das corporações que administram um grande número de instituições de saúde, o que abrange inclusive os programas de governo.
“Em 2012, na Fundação Vanzolini, vamos acompanhar a diversificação de normas que a ONA está promovendo e que resultam em novos conceitos para a acreditação. Estamos preparados também para manter nossa capacidade de atendimento em todo o Brasil, como já fazemos em estados como o Pará, Pernambuco, Minas Gerais, além de São Paulo, que tem o mercado mais consolidado do País na área da acreditação.”
A representante do Instituto Paranaense de Acreditação dos Serviços de Saúde (IPASS), Josiane Vivan tem avaliação parecida com a de Simonatto, quando fala das instituições atendidas em 2011. Mas destaca também a demanda para a participação em eventos relacionados à Gestão de Serviços de Saúde. “O entendimento sobre qualidade vem mudando para os serviços de médio e pequeno porte, inclusive serviços públicos”, avalia.
Na sua experiência, ela verifica que o custo da implementação dos processos deixa de ser prioridade e começa haver uma real preocupação com a qualidade refletida na segurança do paciente, colaboradores e do próprio prestador de serviço. Para este ano, Josiane revela a expectativa de que esse cenário se mantenha, o que deve se refletir no aumento da busca pela Acreditação.
Na visão da Det Norske Veritas Certificadora (DNV), o ano de 2011 foi caraterizado por um momento de expressivas mudanças na área da saúde, que resultou na busca de um novo modelo de governança adaptada às exigências do mercado e à sustentabilidade dos negócios.
Para seu coordenador, Luiz Carlos Marzano, “tudo isto, certamente se reflete na necessidade das organizações de saúde se adaptarem à nova realidade de mercado, pois somente um sistema de gestão bem sucedido em seu projeto, implementação, aplicação e avaliado criteriosamente, poderá, efetivamente, suportar todas essas mudanças.”
Marzano prevê que o novo quadro será decisivo para o crescimento do Sistema Brasileiro de Acreditação, “que precisará estar capacitado para atuar, fortemente e de forma coesa, buscando superar todos os desafios”.
Preparando-se para esse cenário, a DNV fechou o ano com a assinatura de contrato com o primeiro cliente em busca do Selo de Qualidade - criado pela ONA para os Serviços para a Saúde - e contratação e capacitação de cinco novos avaliadores, para atender melhor as demandas em 2012. Para aprimorar a capacitação do corpo técnico, ainda em 2011 a DNV realizou em São Paulo o workshop sobre Governança Clínica e promoveu diversos cursos de Gestão de Riscos Hospitalares e Laboratoriais, além de participar de vários eventos importantes para o setor de saúde.
A busca pela consolidação também marcou a atuação do IQG – Instituto Qualisa de Gestão, de acordo com seu Diretor, Rubens Corvello. No ano de 2011 o IQG trabalhou fortemente programas de segurança do paciente, para que isto acontecesse de maneira sólida, baseados na metodologia ONA.
“Para que tivéssemos base técnica na implementação da metodologia de acreditação, desenhamos um programa de educação continuada in company e transformamos nossos avaliadores em verdadeiros especialistas em qualidade e segurança do paciente”, revela Corvello. “Isto resultou em indicadores robustos para o Sistema Brasileiro de Acreditação e para o IQG. Realizamos mais de 65 diagnósticos e 80 certificações, chegamos a um total de mais de 80.000 pessoas capacitadas e ou multiplicadas nesta metodologia e mais de  501 visitas em Instituições de saúde com uma média de 218 avaliadores/mês”.
O diretor do IQG contabiliza também a participação em dois eventos internacionais, com a apresentação de trabalho científico no Congresso Mundial da ISQua, demonstrando o número de vidas salvas a partir da implementação da acreditação em 10 hospitais brasileiros; e no Fórum Internacional da Qualidade, com cerca de 900 participantes.
“Os resultados obtidos nos dá perspectiva de trabalhar 2012 com mais afinco e não perdermos o foco de nossa meta que é a da segurança do paciente”, conclui.
No caso do IAHCS - Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde, a atuação em 2011 esteve orientada para a realização das visitas de manutenção das certificações vigentes e a efetivação de novas certificações e re-certificações nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Brasília/DF, conforme balanço do seu presidente, Cláudio José Allgayer.
A certificadora concentrou esforços, ainda, na área educativa, ministrando palestras em cursos de graduação e pós-graduação no setor saúde e cursos de multiplicadores do sistema. Dessa forma, o IAHCS reforça sua estrutura para a conquista de novos negócios em 2012.
O crescimento também está nos planos do Germanischer Lloyd (GL), como revela seu coordenador de saúde e auditor, Nairson Oliveira. “No ano de 2011 sentimos um expressivo aumento no número de participantes dos nossos cursos abertos, bem como na contratação dos mesmos cursos pelas empresas - todos focados na capacitação de recursos humanos para as organizações de saúde.” Outro aumento significativo, segundo Nairson, foi no número de novos clientes e nas renovações de contratos.
“A área da Saúde dentro do Germanischer Lloyd, em 2011, foi um dos focos da empresa e os resultados demonstram nossa consolidação no mercado”, avalia. “Para o ano de 2012 a área da saúde continua como um dos principais focos dentro da organização, e para tanto nosso planejamento estratégico deverá ser mais agressivo do que já foi até agora”.
A British Standards Institution (BSI) não reduziu o ritmo em 2011, segundo Gustavo Pacca, consultor da IAC. Pelo contrário, além do atendimento à demanda rotineira, investiu em cursos in company em várias instituições de saúde com as quais trabalha, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo, realizando treinamento e formação de avaliadores internos, além de palestras de sensibilização. A BSI também realizou avaliação diagnóstica e deu continuidade aos processos de acreditação e avanço de nível nas instituições em que atua.
A programação de 2012 não será diferente e um exemplo é o patrocínio de eventos relacionados à acreditação, como o workshop  “Por que Acreditar sua empresa pelo Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA”, voltado para novos e potenciais interessados em obter a certificação de seus serviços de saúde.

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