sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ONA inicia certificação de Serviços Odontológicos no Brasil


A EXPECTATIVA É QUE A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DA QUALIDADE CONTRIBUA PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS E DISSEMINE A GESTÃO DE RISCO NO SETOR DE ODONTOLOGIA
A ONA – Organização Nacional de Acreditação acaba de lançar mais um manual, ampliando sua área de atuação para a Odontologia. A apresentação no novo manual foi feita em workshop que reuniu avaliadores do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA, na última  segunda-feira, 20 de agosto, na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, em São Paulo.

A importância da iniciativa pode ser medida pelo tamanho do universo profissional, com cerca de 240.000 cirurgiões-dentistas em atividade em todo o País, mais de 33.500 organizações prestadoras de assistência odontológica e um total de aproximadamente 362.000 trabalhadores no setor, considerando também atendentes, auxiliares e técnicos, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia. Até agora não exisitia nenhuma certificação dirigida a estes serviços e a iniciativa da ONA, segundo Luís Plínio de Toledo, presidente da Organização, é uma resposta à própria categoria que reivindicava a inclusão dos serviços odontológicos entre as atividades de saúde Acreditadas.
"A ONA iniciou o processo de acreditação nos hospitais (a exemplo do que ocorre em todo o mundo), para depois abranger as especialidades da área médica e, agora, com uma base sustentável e bastante sólida, estender o processo para os serviços odontológicos”, resume o presidente da ONA.
Segundo a assessora da ONA, Maria Carolina Moreno, a acreditação é utilizada pelas organizações de saúde para implementar e avaliar a qualidade dos serviços prestados. “O processo de adequação pode levar alguns anos, dependendo da capacidade e condições das organizações de saúde que, mesmo depois de certificadas, se obrigam a avaliações regulares”.
O procedimento precisa ser revalidado em períodos que variam de dois a três anos – com o prazo de dois anos para a acreditação em nível 1 (Acreditação), ou nível 2(Acreditação Plena) e três anos, para os acreditados nível 3 (Acreditação com Excelência).
Entre as vantagens da Acreditação, Maria Carolina cita a organização de processos; redução de custos; padronização de procedimento de segurança; redução de riscos; melhoria da qualidade da assistência e aprimoramento de gestão.
 “Para ter sucesso no empreendimento, é preciso também estabelecer a cultura da melhoria contínua, com a busca voluntária da qualidade e o processo de construção de equipe que inclua a educação desde a alta administração até o nível operacional, se consideramos que competitividade exige conscientização e iniciativa”, avalia Carolina.
Em atividade há quase 15 anos, a ONA já realiza acreditação de diversos serviços de saúde, como hospitais; laboratórios; hemoterapia; diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear; home care; ambulatórios e pronto atendimentos; serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva e programas de saúde e prevenção de riscos. Além disso, a ONA criou o Selo de Qualificação de Serviços para a Saúde como processamento de roupa para serviços de saúde; serviços de dietoterapia; serviços de esterilização e reprocessamento de materiais e serviços de manipulação.
O novo manual foi elaborado por um Comitê Técnico, formado ainda no final de 2011 por representantes da ONA, IACs (Instituições Acreditadoras Credenciadas) e ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas), além de professores de Odontologia e outros profissionais da área. O processo incluiu consulta pública, quando a minuta do manual ficou disponível por um período de 30 dias no Portal da ONA.
O manual já está disponível para aquisição no portal ONA, podendo ser acessado através do link: https://www.ona.org.br/Produtos/14/Normas-e-Manuais.

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