terça-feira, 27 de novembro de 2012

Acreditação ONA chega ao Amapá e Mato Grosso do Sul


O segundo semestre de 2012 foi especialmente produtivo para a ONA - Organização Nacional de Acreditação. Além do crescimento acentuado das certificações válidas em todo o país, o Sistema Brasileiro de Acreditação registrou o ingresso de organizações de saúde em dois estados que até este ano não tinham nenhum serviço acreditado: Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste e Amapá, na região Norte.

Para o presidente da ONA, Luiz Plinio Moraes de Toledo, o aumento da cobertura para todo o território brasileiro, faz parte dos objetivos da organização e o ingresso dos dois estados caminha nessa direção. Ele ressalta também que a procura pela acreditação confirma a preocupação com a qualidade e a segurança dos serviços de saúde, "uma tendência que está se consolidando cada vez mais".

Em Campo Grande, Hospital do Coração é o primeiro serviço acreditado 

Com 49 anos de atividades e há 21 anos sendo administrado pelo Grupo Procárdio, o Hospital do Coração de Mato Grosso do Sul, é a primeira instituição de saúde do Estado a receber a acreditação ONA. Equipado com Centro de Diagnósticos Avançados, Centro Cirúrgico, consultórios e pronto atendimento, o hospital, que conta com 64 leitos,  registrou 4.231 internações e 2.950 cirurgias no último ano, além de 26.311 consultas médicas.
Até receber a Acreditação, no início deste semestre, o hospital passou pelo processo que levou 2 anos, em razão da necessidade de adequação em algumas áreas. As principais adaptações foram o aperfeiçoamento de procedimentos já existentes e a implantação de novos protocolos, como explica Renata Rezende, administradora do Hospital: "A gestão de qualidade e segurança do paciente já fazia parte de nosso trabalho e os padrões ONA nos ajudaram a aperfeiçoá-lo. Para isso, desenvolvemos os mapas de processos e identificamos os riscos das unidades. Também foi feito um trabalho constante de sensibilização para notificação dos eventos, trabalhando e desenvolvendo com nossos colaboradores a gestão pró-ativa e a percepção do senso crítico".
Segundo Renata Rezende, a construção de equipes sólidas e a promoção da maior segurança aos pacientes e profissionais, foram alguns dos grandes avanços decorrentes do processo de certificação. Entre os procedimentos adotados ou aperfeiçoados, ela destaca os protocolos de dor torácica, onde a estratégia é baseada em evidências que contribuem para a detecção e tratamento precoce das Síndromes Coronarianas Agudas e orientam a tomada de decisões da equipe; e o protocolo de deteriorização clínica nas unidades de internação/time de resposta rápida – que permite a detecção precoce de deterioração clínica dos pacientes nas unidades de internação.
O processo para a acreditação resultou, ainda, na implantação da Farmácia Clínica, com o objetivo de garantir o uso correto do medicamento, reduzindo o tempo de internação e melhorando a adesão ao tratamento; Segurança cirúrgica – que inclui ações de consulta de enfermagem pré-operatória; uso de antibiótico para profilaxia cirúrgica; conferência e marcação do membro a ser operado e vigilância cirúrgica. Outros setores, como as comissões de Revisão de Óbitos; Revisão de Prontuários; Comitê Hemoterápico e Comissão de Ética Médica, também passaram por aperfeiçoamentos.
"Buscamos a Acreditação porque, como profissionais de saúde, trabalhamos para oferecer assistência de qualidade", afirma a administradora do hospital. "Entendemos a certificação como um caminho seguro para consolidar a meta de melhoria contínua e temos a expectativa de alcançar o padrão mais elevado de desempenho, tendo como parâmetro a satisfação das pessoas que recebem nosso atendimento".

Hospital São Camilo e São Luís coloca Amapá no mapa da ONA

No Macapá, o Hospital São Camilo e São Luís (HSCSL) também foi a primeira instituição acreditada pela ONA no Estado do Amapá. Inaugurada em 1969, a instituição é resultado de uma obra missionária que começou com atendimento ambulatorial e atualmente possui 188 leitos, incluindo 10 leitos de UTI Adulto e 9 de UTI Neonatal. Credenciado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), que representa 60% do movimento total, o hospital considerado de referência no Estado, realiza atendimento nas especialidades de alta e média complexidade. Em setembro foram registrados 6.683 atendimentos ambulatoriais, 6.435 no pronto atendimento, 387 procedimentos cirúrgicos, 362 partos e 46.360 exames.
O processo para certificação do hospital teve início em 2007, exigindo adequações nos processos assistenciais e gerenciais, além da implantação de rotinas e protocolos. Com o envolvimento da alta administração até o menor nível operacional, a instituição também intensificou as atividades para melhoria contínua e segurança do paciente.
Segundo Viviane Duarte - Enfermeira da Qualidade do HSCSL, com a certificação ONA o objetivo é aprimorar a qualidade nos serviços prestados e a segurança nos processos, na expectativa de conquistar espaço e de crescer orientada para o desempenho organizacional, promover o atendimento eficaz à população e a competição de mercado. "O processo tem contribuído para o aprimoramento na prestação da assistência e no comportamento da equipe - pilares essenciais para a conquista dos objetivos institucionais".

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