quarta-feira, 10 de abril de 2013

Conflitos de Interesse em Acreditação ou Certificação


No últimos anos tem aumentado significativamente o número de Auditores/Consultores, ou seja, pessoas fazendo os dois papéis. Ora eles preparam a empresa para um processo de Acreditação e/ou Certificação como Consultores de Empresas, previamente cadastrados em uma Instituição de Consultoria, ora se apresentam como Auditores de uma IAC – Instituição Acreditadora Credenciada ou Instituição Certificadora.

O que os empresários de serviços de saúde muitas vezes não sabem, é que isto é conflito de interesses e deve ser evitado para que o Certificado não seja comprometido, bem como que existem regras, como é o caso da NO 1 da ONA de 03/12/2012, no item 8.2.3, que veda este tipo de relacionamento.

Lógico que eu e outros profissionais que procuram trabalhar dentro da legalidade em cada uma das profissões (Consultor ou Auditor) não gostamos desta prática.

Acredito que a transparência e legitimidade em um processo de Acreditação e Certificação devam ser levados a sério, mas concordo também que os motivos pelos quais as pessoas se sujeitam a atuar desta maneira não estão ao meu alcance. Meu sonho é que estas pessoas ganhem bem no que fazem para evitar este tipo de situação que na verdade corrompe um sistema que deveria ser transparente.

Gostaria, por último, de deixar claro que não me faz falta o possível cliente que fica iludido com as facilidades vendidas por estes que se dizem espertos, mas é preciso ter coragem para levantar esta bandeira para moralizar a prática da transparência nos processos de Acreditação e Certificação.



Ronaldo Damaceno
(11) 3901-6734

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