quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Apresentação RD Consultoria




Introdução

Desde o seu surgimento em 1996 a RD Consultoria vem implantando Sistemas de Gestão da Qualidade e Licenciando Serviços de Saúde, com metodologias especificas, que quando implantadas e acompanhadas por uma Gestão Especializada garantem os Resultados Desejados aos sócios, associados, sociedade e meio ambiente.

Esta conquista só é possível graças à experiência incontestável de sua equipe e ao alinhamento dos aspectos estatuários regulamentares aos requisitos de normas nacionais e internacionais de Acreditação e/ou Certificação.

Atualmente com processos em Gestão Executiva em Saúde, Gestão de Licenciamento Empresarial, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Gestão Estratégica para Qualidade, Gestão Estratégica Financeira, Gestão e Intermediação de Negócios, Gestão de Riscos na Saúde e Gestão de Impactos Ambientais, alinhados harmoniosamente e hierarquicamente em prol dos desejos e anseios de seus clientes, busca os Resultados Desejados incansavelmente, utilizando-se da experiência acumulada em mais de 170 organizações dos mais variados tipos e tamanhos.

É por isso que, mesmo tendo aumentado à concorrência, tanto de empresas nacionais como internacionais, a RD Consultoria continua com média anual de crescimento de 25%, sem investimento externo ou recursos de terceiros. Também é isto que garante os Resultados Desejados em tempo recorde de implantação de, em média oito meses.

A RD Consultoria confia tanto em sua metodologia de trabalho que consegue afirmar em contrato a devolução do dinheiro investido no caso de insucesso por falhas da sua gestão. Item raramente percebido pela concorrência.

Consegue ainda, garantir independente da modalidade de negócio contratada, a capacitação da equipe para um processo de Certificação e/ou Acreditação.

É por tudo isso que em toda sua história, existem apenas casos de desistências e nunca insucesso. Os processos até aqui acompanhados pela RD Consultoria são personalizados às necessidades do cliente e focados no trabalho de equipe multidisciplinar, onde os Resultados Desejados da fonte pagadora são o alvo central, deixando de lado as preferências e vaidades.

1.          Histórico


Em 1996 seus sócios, que sempre trabalharam em diversos seguimentos voltados à administração na área da saúde sonhavam em mudar o cenário na Qualidade na Gestão Hospitalar, trazendo à tona as ferramentas de gestão e os controles até então utilizados na indústria. Sendo assim, buscaram soluções utilizadas por empresas da indústria farmacêutica nos programas de qualidade de comprovada eficiência, com objetivo de definir uma metodologia simples, mas eficiente para implantar um Sistema de Gestão da Qualidade na Saúde.

Cabe lembrar que nesta época não havia legislação, portarias ou normas voltadas para a área no Brasil, apenas definições obscuras (INMETRO, Sociedades, Ministério da Saúde, ANVISA, etc.) desencadeando constantes disputas por poder. Tudo era baseado em normas internacionais (CAP, CLIA 88, Joint Commission).  

Neste mesmo ano a RD Consultoria teve a honra de dividir o projeto de implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade com as empresas Phillip Crosb e Trevisan no Hospital São Luiz, garantindo a ISO 9001:1994 e o programa RECON, que formou mais de 300 colaboradores para a Gestão da Qualidade na Saúde.

De 1997 a 1998 em parceria com Dr Erlo Roth da HINSDALE Consultoria e Treinamento, desenvolveu o planejamento, com controles e indicadores da Qualidade para Laboratórios de Anatomia Patológica, procurando adaptar as normas do CAP (College of American Pathologists) às brasileiras, sem que isto representasse perdas ao conteúdo. Este programa foi adotado pelo INMETRO; SBP (Sociedade Brasileira de Patologia) e Ministério da Saúde com o BPLC.

Em 1998 a ABRALAPAC (Associação Brasileira de Laboratórios de Anatomia Patológica e Citopatologia) adquiriu os manuais de procedimentos de um de seus clientes e os comercializou para mais de 1000 laboratórios. Neste mesmo ano, em parceria com a INTEGRAÇÃO e PALMARES CONSULTRES desenvolveu o Projeto para a Excelência no Atendimento, que tinha por objetivo capacitar pessoas para trabalhar nas áreas de agendamento, recepção e coleta, pois seus clientes encontravam grandes dificuldades em formar equipe nestes setores.

Em 1999, contribuiu com seus conhecimentos para a criação de um programa de informática, visando à informatização dos processos administrativos, atendimento e técnico com foco nos indicadores de qualidade para melhorar a gestão nos laboratórios clínicos e de anatomia patológica.

De 2000 a 2003, implantou o projeto RD-OPEN, oferecendo treinamento de Qualidade Total no Atendimento e Faturamento, para resolver problemas de seus clientes, como as constantes glosas nos faturamentos realizados pelas Operadoras de Planos de Saúde, e redução dos custos administrativos. O Treinamento foi ministrado Brasil a fora, com mais de 1000 participantes, recebendo o premio Leão de Ouro Merco Sul.

Este projeto contribuiu para implantar o setor de negociações e parametrizações comerciais, cobranças e recursos de glosas junto as Operadoras de Planos de Saúde.

De 2003 a 2004, disponibilizou gestão de custos em hospitais, clínicas e laboratórios com objetivo de assessorar seus clientes nas negociações comerciais com as Operadoras de Planos de Saúde que impunham seus pacotes. Com esta experiência passou a contribuir com as empresas que tinham projetos de trocar informações eletrônicas para faturamento “on line”: Fatmed, Total Line, Salutia e Connectmed.

Em 2004, implantou a Gestão de Licenciamento aos clientes que desejavam ser acreditados, porém não atendiam aos aspectos legais e normativos. Este serviço cresceu na velocidade que a ANVISA implantava uma nova RDC – Resolução de Diretoria Colegiada.

Em 2005, iniciou uma parceria com o IQG – Instituto Qualisa de Gestão para adaptar o Manual Brasileiro de Acreditação para Laboratórios de Análises Clínicas e Anatomia Patológica, bem como para as Clínicas de Quimioterapia e Bancos de Sangue. Neste período, realizou diversas auditorias em Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Bancos de Sangue.

Em 2006, desenvolveu novos treinamentos para trocar experiências com os Representantes da Qualidade dos diversos clientes da área da saúde, denominado como Encontro de Gestores da Qualidade. Estes eventos reuniram mais de 2.000 pessoas em todo Brasil, trocando informações e experiências para melhoria dos serviços na área da saúde.

De 2007 a 2009, assessorou alguns Hospitais (Bandeirantes, Nossa Senhora de Lourdes, Nove de Julho, Santa Joana, Pró Matre Paulista, São Luiz, Assumpção e São Camilo) e Laboratórios (Imunotec, Salomão e Zoppi, Transduson, Prevlab e Sepac) de São Paulo, na obtenção do nível III da ONA – Organização Nacional da Acreditação, contribuindo com treinamentos in Company, elaboração de processos e documentos, auditorias de segunda parte e alinhamento dos Indicadores.

De 2009 a 2010, a Novartis contratou a RD Consultoria em parceria com a Pharmaster do Brasil para juntas elaborarem um projeto de acreditação internacional em Laboratórios de Pesquisa Clínica. Esta parceria permitiu a elaboração de um protocolo com base na ISO 9001:2008 e as Boas Práticas de Manipulação de Medicamentos, determinada pelo FBA-UEA, dando acreditação ao Hospital das Clínicas de São Paulo, InSitus Genética e Progenética.
Em 2011, aprimorou seus processos e ampliou o quadro de consultores, envolvendo Administradores, Enfermeiros, Médicos, Médicos Veterinários, Farmacêuticos, Biomédicos e Engenheiros, com o intuito de reduzir ao máximo o tempo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, sem representar perdas de conteúdo. Desenvolveu metodologias próprias com ferramentas capazes de manter o Sistema de Gestão da Qualidade atualizado.

De 2011 a 2012, acreditou a Transduson Medicina Diagnóstica, Hospital Unimed Litoral, Hospital Santa Clara, Laboratório ACTA, Cytogenesis, Laboratório Dr. Gilles Landman e Pathos Médicos Associados.

Visando manter um sistema que se diferenciasse dos demais, aprimorou as ferramentas e controles, com objetivo de tornar cada vez mais simples a linguagem e sua aplicação.

Atualmente com parceiros experientes em diversos seguimentos (Informática, Segurança do Trabalho, Medicina Ocupacional, Engenharia Clínica, Meio Ambiente, Fiscalização, Acreditadoras e Equipe Multidisciplinar), procura adaptar as diversas legislações (RDC 302, RDC 356, RDC 220, RDC 59, RDC 15), normas (ISO 9001, 15.189, 13.485, 13.725) e manuais (manual de acreditação), sem que isto se torne um peso para seus proprietários e sem perder o foco do seu negócio.

De 2012 a 2013, acreditou o Hospital Santa Genoveva, Hospital Unimed Criciúma e iniciou a preparação do Hospital Adventista, Clínica de Olhos Ennio Coscarelli, Mega Imagem, Hematológica e Oncologia de Rio Claro (Laboratório Paulista), Laboratório Evangélico, Medicina Nuclear do Triangulo Mineiro, Hospclean, Oxigênio São Paulo, IPOG e Labor Labis.


  • Foi à primeira Consultoria a conseguir ISO 9002:1994 para Serviço de Anatomia Patológica – Hospital Sanatorinhos.
  • Primeira Consultoria a conseguir CAP no Brasil para Anatomia Patológica – CEDAP Joinville e PrevLab.
  • Primeira Consultoria a conseguir ONA versão 2000 nível II para Anatomia e Laboratório Clínico – Salomão e Zoppi Medicina Diagnóstica.
  • Primeira Consultoria a conseguir ONA versão 2006 para Anatomia Patológica – IMUNOTEC.
  • Primeira Consultoria a conseguir ONA versão 2006 para o serviço de Quimioterapia – IPC.
  • Participou das certificações ONA nível III sob a avaliação do IQG – Instituto Qualisa de Gestão aos Hospitais e Laboratórios de São Paulo: Hospital Santa Joana, Hospital Pro Matre Paulista, Hospital Nossa Senhora de Lourdes, Hospital Nove de Julho, Hospital Santa Catarina, Hospital Bandeirantes, Hospital São Camilo, Hospital Assumpção, Laboratório AFIP, Banco de Sangue São Lucas e Laboratório Sanset.

 
Clientes de Hospital
Reconhecimento do Trabalho


  • Eleita em 2008 a Melhor Consultoria no Ramo da Saúde com o prêmio “Top of Quality”
  • Eleita como sendo uma das melhores ideias empreendedoras pela Revista “Tof of Business” de 2008
  • Prêmio “Top of Empreendedor”
  • Indicada ao prêmio IBRASI – Dr Oswaldo Cruz Educação e Responsabilidade Social e Ambiental de 2008 
  • Indicada ao Prêmio Brasileiro de Qualidade da Academia de Arte, Cultura e História
  • Em 2009 foi eleita novamente a Melhor Consultoria no Ramo da Saúde com o prêmio “Top of Quality”
  • Eleita como sendo a Consultoria Destaque em Qualidade no Brasil, recebendo o prêmio “Quality Brasil 2009”
  • Eleita a Consultoria do ano de 2009 pelo Instituto Cultural de Fraternidade Universal, recebendo o prêmio “Top Empresarial de Incentivo à Qualidade”
  • Eleita a melhor consultoria em soluções práticas para qualidade pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Qualidade Gomes Pimentel em 2009, recebendo o prêmio “Quality of Business Internacional” 
  • Eleita a empresa brasileira do ano de 2013 pelo Latin American Quality Institute (LAQI) no Brzil Quality Summit 2013

Clientes de Centro Diagnóstico

2.          Estratégico



Transformar os conhecimentos tácitos em boas práticas de gestão que contribuam com a melhoria contínua das organizações, por meio de Assessoria, Auditoria, Consultoria e Treinamento.


  • Respeito às normas e legislações
  • Soluções práticas para Qualidade
  • Distribuição de conhecimentos
  • Comprometimento com o RD – Resultado Desejado
  • Aperfeiçoamento contínuo
  • Respeito a Tradição e cultura Organizacional



Assessoria, Auditoria, Consultoria e Treinamento administrativo, comercial e de gestão da Qualidade.


Contribuir com a melhoria contínua dos processos dos serviços de saúde, por meio de soluções práticas e eficazes do Sistema de Gestão da Qualidade.


  • Laboratórios de Anatomia Patológica;
  • Laboratórios de Analises Clínicas;
  • Hospitais;
  • Centros de Diagnósticos;
  • Consultórios Médicos;
  • Clínicas;
  • Clínicas de Oncologia e Quimioterapia;
  • Laboratórios de Radiologia e Ultra-sonografia;
  • Clínicas Veterinárias;
  • Indústrias Farmacêuticas;
  • Distribuidores de produtos e materiais médicos;
  • Indústrias de Equipamentos Médicos;
  • Bancos de Sangue.

 
Clientes de Laboratórios Clínicos

3.          Unidades de Negócios


  • GLE - Gestão de Licenciamento Empresarial
  • EDP - Estratégia e Desenvolvimento de Pessoas
  • EIQ - Estratégia e Intermediação para a Qualidade
  • EIN - Estratégia e Intermediação de Negócios
  • GCC - Gestão de Custos e Controladoria
  • GES – Gestão Executiva em Saúde


4.          Políticas


Política da Qualidade

Implantar metodologias simples e objetivas, que atendam às necessidades de nossos clientes, na busca dos Resultados Desejados e da melhoria contínua, tendo sempre como princípio os padrões de Qualidade.



Definir soluções capazes de mobilizar os colaboradores, eliminar o medo e reduzir drasticamente a desigualdade social por meio de práticas de desenvolvimento do intelecto humano.


Manter informados clientes ativos ou não, a respeito de novidades no seguimento da saúde e da gestão da qualidade, com propósito de trocar experiências e melhorar continuamente o sistema de gestão da qualidade implantado.


Garantir que os requisitos dos clientes sejam estabelecidos e que os projetos sejam desenvolvidos com base nas suas necessidades, adequando sempre que possível, a ferramenta de gestão que será empregada.


Garantir a confidencialidade das informações obtidas nas visitas ou apuração de dados para o desenvolvimento do trabalho.

Clientes de Laboratórios de Pesquisas

Ronaldo Damaceno
Gestor Executivo em Saúde
CRA-SP: 6-000074
ronaldodamaceno@rdconsultoria.com.br
(11) 3901-6734 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Soluções de Qualidade em Saúde