Introdução
Desde o seu surgimento em 1996 a RD Consultoria
vem implantando Sistemas de Gestão da Qualidade e Licenciando Serviços de
Saúde, com metodologias especificas, que quando implantadas e acompanhadas por
uma Gestão Especializada garantem os Resultados Desejados aos sócios,
associados, sociedade e meio ambiente.
Esta conquista só é possível graças à
experiência incontestável de sua equipe e ao alinhamento dos aspectos
estatuários regulamentares aos requisitos de normas nacionais e internacionais
de Acreditação e/ou Certificação.
Atualmente com processos em Gestão
Executiva em Saúde, Gestão de Licenciamento Empresarial, Gestão e
Desenvolvimento de Pessoas, Gestão Estratégica para Qualidade, Gestão
Estratégica Financeira, Gestão e Intermediação de Negócios, Gestão de Riscos na
Saúde e Gestão de Impactos Ambientais, alinhados harmoniosamente e
hierarquicamente em prol dos desejos e anseios de seus clientes, busca os Resultados
Desejados
incansavelmente, utilizando-se da experiência acumulada em mais de 170
organizações dos mais variados tipos e tamanhos.
É por isso que, mesmo tendo aumentado
à concorrência, tanto de empresas nacionais como internacionais, a RD Consultoria
continua com média anual de crescimento de 25%, sem investimento externo ou
recursos de terceiros. Também é isto que garante os Resultados Desejados em tempo recorde de
implantação de, em média oito meses.
A RD Consultoria confia tanto em sua metodologia
de trabalho que consegue afirmar em contrato a devolução do dinheiro investido
no caso de insucesso por falhas da sua gestão. Item raramente percebido pela
concorrência.
Consegue ainda, garantir independente
da modalidade de negócio contratada, a capacitação da equipe para um processo
de Certificação e/ou Acreditação.
É por tudo isso que em toda sua
história, existem apenas casos de desistências e nunca insucesso. Os processos
até aqui acompanhados pela RD Consultoria são personalizados às
necessidades do cliente e focados no trabalho de equipe multidisciplinar, onde
os Resultados
Desejados
da fonte pagadora são o alvo central, deixando de lado as preferências e
vaidades.
1.
Histórico
Em 1996 seus sócios, que sempre
trabalharam em diversos seguimentos voltados à administração na área da saúde
sonhavam em mudar o cenário na Qualidade na Gestão Hospitalar, trazendo à tona
as ferramentas de gestão e os controles até então utilizados na indústria. Sendo
assim, buscaram soluções utilizadas por empresas da indústria farmacêutica nos
programas de qualidade de comprovada eficiência, com objetivo de definir uma
metodologia simples, mas eficiente para implantar um Sistema de Gestão da
Qualidade na Saúde.
Cabe lembrar que nesta época não havia
legislação, portarias ou normas voltadas para a área no Brasil, apenas
definições obscuras (INMETRO, Sociedades, Ministério da Saúde, ANVISA, etc.)
desencadeando constantes disputas por poder. Tudo era baseado em normas
internacionais (CAP, CLIA 88, Joint Commission).
Neste mesmo ano a RD Consultoria teve a honra de
dividir o projeto de implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade com as empresas
Phillip Crosb e Trevisan no Hospital São Luiz, garantindo a ISO 9001:1994 e o
programa RECON, que formou mais de 300 colaboradores para a Gestão da Qualidade
na Saúde.
De 1997 a 1998 em parceria com Dr Erlo
Roth da HINSDALE Consultoria e Treinamento, desenvolveu o planejamento, com controles
e indicadores da Qualidade para Laboratórios de Anatomia Patológica, procurando
adaptar as normas do CAP (College of American Pathologists) às brasileiras, sem
que isto representasse perdas ao conteúdo. Este programa foi adotado pelo
INMETRO; SBP (Sociedade Brasileira de Patologia) e Ministério da Saúde com o
BPLC.
Em 1998 a ABRALAPAC (Associação
Brasileira de Laboratórios de Anatomia Patológica e Citopatologia) adquiriu os
manuais de procedimentos de um de seus clientes e os comercializou para mais de
1000 laboratórios. Neste mesmo ano, em parceria com a INTEGRAÇÃO e PALMARES
CONSULTRES desenvolveu o Projeto para a Excelência no Atendimento, que tinha
por objetivo capacitar pessoas para trabalhar nas áreas de agendamento, recepção
e coleta, pois seus clientes encontravam grandes dificuldades em formar equipe
nestes setores.
Em 1999, contribuiu com seus
conhecimentos para a criação de um programa de informática, visando à
informatização dos processos administrativos, atendimento e técnico com foco
nos indicadores de qualidade para melhorar a gestão nos laboratórios clínicos e
de anatomia patológica.
De 2000 a 2003, implantou o projeto
RD-OPEN, oferecendo treinamento de Qualidade Total no Atendimento e
Faturamento, para resolver problemas de seus clientes, como as constantes
glosas nos faturamentos realizados pelas Operadoras de Planos de Saúde, e
redução dos custos administrativos. O Treinamento foi ministrado Brasil a fora,
com mais de 1000 participantes, recebendo o premio Leão de Ouro Merco Sul.
Este projeto contribuiu para implantar
o setor de negociações e parametrizações comerciais, cobranças e recursos de
glosas junto as Operadoras de Planos de Saúde.
De 2003 a 2004, disponibilizou gestão
de custos em hospitais, clínicas e laboratórios com objetivo de assessorar seus
clientes nas negociações comerciais com as Operadoras de Planos de Saúde que
impunham seus pacotes. Com esta experiência passou a contribuir com as empresas
que tinham projetos de trocar informações eletrônicas para faturamento “on
line”: Fatmed, Total Line, Salutia e Connectmed.
Em 2004, implantou a Gestão de
Licenciamento aos clientes que desejavam ser acreditados, porém não atendiam
aos aspectos legais e normativos. Este serviço cresceu na velocidade que a
ANVISA implantava uma nova RDC – Resolução de Diretoria Colegiada.
Em 2005, iniciou uma parceria com o
IQG – Instituto Qualisa de Gestão para adaptar o Manual Brasileiro de
Acreditação para Laboratórios de Análises Clínicas e Anatomia Patológica, bem como
para as Clínicas de Quimioterapia e Bancos de Sangue. Neste período, realizou
diversas auditorias em Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Bancos de Sangue.
Em 2006, desenvolveu novos
treinamentos para trocar experiências com os Representantes da Qualidade dos
diversos clientes da área da saúde, denominado como Encontro de Gestores da
Qualidade. Estes eventos reuniram mais de 2.000 pessoas em todo Brasil,
trocando informações e experiências para melhoria dos serviços na área da
saúde.
De 2007 a 2009, assessorou alguns
Hospitais (Bandeirantes, Nossa Senhora de Lourdes, Nove de Julho, Santa Joana,
Pró Matre Paulista, São Luiz, Assumpção e São Camilo) e Laboratórios (Imunotec,
Salomão e Zoppi, Transduson, Prevlab e Sepac) de São Paulo, na obtenção do nível
III da ONA – Organização Nacional da Acreditação, contribuindo com treinamentos
in Company, elaboração de processos e documentos, auditorias de segunda parte e
alinhamento dos Indicadores.
De 2009 a 2010, a Novartis contratou a
RD
Consultoria em parceria com a Pharmaster do Brasil para juntas
elaborarem um projeto de acreditação internacional em Laboratórios de Pesquisa
Clínica. Esta parceria permitiu a elaboração de um protocolo com base na ISO
9001:2008 e as Boas Práticas de Manipulação de Medicamentos, determinada pelo
FBA-UEA, dando acreditação ao Hospital das Clínicas de São Paulo, InSitus
Genética e Progenética.
Em 2011, aprimorou seus processos e
ampliou o quadro de consultores, envolvendo Administradores, Enfermeiros,
Médicos, Médicos Veterinários, Farmacêuticos, Biomédicos e Engenheiros, com o
intuito de reduzir ao máximo o tempo de implantação do Sistema de Gestão da
Qualidade, sem representar perdas de conteúdo. Desenvolveu metodologias
próprias com ferramentas capazes de manter o Sistema de Gestão da Qualidade
atualizado.
De 2011 a 2012, acreditou a Transduson
Medicina Diagnóstica, Hospital Unimed Litoral, Hospital Santa Clara,
Laboratório ACTA, Cytogenesis, Laboratório Dr. Gilles Landman e Pathos Médicos
Associados.
Visando manter um sistema que se
diferenciasse dos demais, aprimorou as ferramentas e controles, com objetivo de
tornar cada vez mais simples a linguagem e sua aplicação.
Atualmente com parceiros experientes
em diversos seguimentos (Informática, Segurança do Trabalho, Medicina Ocupacional,
Engenharia Clínica, Meio Ambiente, Fiscalização, Acreditadoras e Equipe
Multidisciplinar), procura adaptar as diversas legislações (RDC 302, RDC 356,
RDC 220, RDC 59, RDC 15), normas (ISO 9001, 15.189, 13.485, 13.725) e manuais
(manual de acreditação), sem que isto se torne um peso para seus proprietários
e sem perder o foco do seu negócio.
De 2012 a 2013, acreditou o Hospital
Santa Genoveva, Hospital Unimed Criciúma e iniciou a preparação do Hospital
Adventista, Clínica de Olhos Ennio Coscarelli, Mega Imagem, Hematológica e
Oncologia de Rio Claro (Laboratório Paulista), Laboratório Evangélico, Medicina
Nuclear do Triangulo Mineiro, Hospclean, Oxigênio São Paulo, IPOG e Labor
Labis.
- Foi à primeira Consultoria a conseguir ISO 9002:1994 para Serviço de Anatomia Patológica – Hospital Sanatorinhos.
- Primeira Consultoria a conseguir CAP no Brasil para Anatomia Patológica – CEDAP Joinville e PrevLab.
- Primeira Consultoria a conseguir ONA versão 2000 nível II para Anatomia e Laboratório Clínico – Salomão e Zoppi Medicina Diagnóstica.
- Primeira Consultoria a conseguir ONA versão 2006 para Anatomia Patológica – IMUNOTEC.
- Primeira Consultoria a conseguir ONA versão 2006 para o serviço de Quimioterapia – IPC.
- Participou das certificações ONA nível III sob a avaliação do IQG – Instituto Qualisa de Gestão aos Hospitais e Laboratórios de São Paulo: Hospital Santa Joana, Hospital Pro Matre Paulista, Hospital Nossa Senhora de Lourdes, Hospital Nove de Julho, Hospital Santa Catarina, Hospital Bandeirantes, Hospital São Camilo, Hospital Assumpção, Laboratório AFIP, Banco de Sangue São Lucas e Laboratório Sanset.
Reconhecimento
do Trabalho
- Eleita em 2008 a Melhor Consultoria no Ramo da Saúde com o prêmio “Top of Quality”
- Eleita como sendo uma das melhores ideias empreendedoras pela Revista “Tof of Business” de 2008
- Prêmio “Top of Empreendedor”
- Indicada ao prêmio IBRASI – Dr Oswaldo Cruz Educação e Responsabilidade Social e Ambiental de 2008
- Indicada ao Prêmio Brasileiro de Qualidade da Academia de Arte, Cultura e História
- Em 2009 foi eleita novamente a Melhor Consultoria no Ramo da Saúde com o prêmio “Top of Quality”
- Eleita como sendo a Consultoria Destaque em Qualidade no Brasil, recebendo o prêmio “Quality Brasil 2009”
- Eleita a Consultoria do ano de 2009 pelo Instituto Cultural de Fraternidade Universal, recebendo o prêmio “Top Empresarial de Incentivo à Qualidade”
- Eleita a melhor consultoria em soluções práticas para qualidade pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Qualidade Gomes Pimentel em 2009, recebendo o prêmio “Quality of Business Internacional”
- Eleita a empresa brasileira do ano de 2013 pelo Latin American Quality Institute (LAQI) no Brzil Quality Summit 2013
Clientes de Centro Diagnóstico |
2.
Estratégico
Transformar os
conhecimentos tácitos em boas práticas de gestão que contribuam com a melhoria
contínua das organizações, por meio de Assessoria, Auditoria, Consultoria e
Treinamento.
- Respeito às normas e legislações
- Soluções práticas para Qualidade
- Distribuição de conhecimentos
- Comprometimento com o RD – Resultado Desejado
- Aperfeiçoamento contínuo
- Respeito a Tradição e cultura Organizacional
Assessoria,
Auditoria, Consultoria e Treinamento administrativo, comercial e de gestão da
Qualidade.
Contribuir com a melhoria
contínua dos processos dos serviços de saúde, por meio de soluções práticas e
eficazes do Sistema de Gestão da Qualidade.
- Laboratórios de Anatomia Patológica;
- Laboratórios de Analises Clínicas;
- Hospitais;
- Centros de Diagnósticos;
- Consultórios Médicos;
- Clínicas;
- Clínicas de Oncologia e Quimioterapia;
- Laboratórios de Radiologia e Ultra-sonografia;
- Clínicas Veterinárias;
- Indústrias Farmacêuticas;
- Distribuidores de produtos e materiais médicos;
- Indústrias de Equipamentos Médicos;
- Bancos de Sangue.
3.
Unidades
de Negócios
- GLE - Gestão de Licenciamento Empresarial
- EDP - Estratégia e Desenvolvimento de Pessoas
- EIQ - Estratégia e Intermediação para a Qualidade
- EIN - Estratégia e Intermediação de Negócios
- GCC - Gestão de Custos e Controladoria
- GES – Gestão Executiva em Saúde
4.
Políticas
Política
da Qualidade
Implantar metodologias
simples e objetivas, que atendam às necessidades de nossos clientes, na busca
dos Resultados Desejados e da melhoria contínua, tendo sempre como princípio os
padrões de Qualidade.
Definir soluções capazes de mobilizar
os colaboradores, eliminar o medo e reduzir drasticamente a desigualdade social
por meio de práticas de desenvolvimento do intelecto humano.
Manter informados clientes ativos ou
não, a respeito de novidades no seguimento da saúde e da gestão da qualidade,
com propósito de trocar experiências e melhorar continuamente o sistema de
gestão da qualidade implantado.
Garantir que os requisitos dos
clientes sejam estabelecidos e que os projetos sejam desenvolvidos com base nas
suas necessidades, adequando sempre que possível, a ferramenta de gestão que
será empregada.
Garantir a confidencialidade das
informações obtidas nas visitas ou apuração de dados para o desenvolvimento do
trabalho.
Clientes de Laboratórios de Pesquisas |
Ronaldo Damaceno
Gestor Executivo em Saúde
CRA-SP: 6-000074
ronaldodamaceno@rdconsultoria.com.br
(11) 3901-6734
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