A
acreditação na saúde pode ser compreendida como uma metodologia de gestão, que
preconiza, fomenta o entendimento estratégico, o consenso produtivo
multiprofissional, a racionalização da utilização dos insumos e a otimização
dos resultados dos estabelecimentos. Qualquer metodologia, seja ela nacional
e/ou internacional, contribui para novos resultados para organização, sejam
eles de segurança da assistência, redução de gastos em retrabalho ou melhoria
da comunicação interna, com retenção de talentos.
O
caminho para a implantação bem sucedida de um programa baseado nos padrões
exigidos pelo manual, quer seja o manual da ONA (Organização Nacional de Acreditação), quer seja o manual da JCI (Joint Comission International),
quer seja o Manual da NIAHO (National Integrated.
Accreditation for Healthcare Organizations) passa pela estruturação
de um processo educativo permanente e abrangente, que contemple todo o corpo de
trabalhadores, compartilhando princípios, metas e objetivos a serem alcançados.
Além disso, faz-se necessário o desenvolvimento de um sistema de informação e
documentação claro e eficiente. Por fim, deverá existir na instituição, um
processo formal de análise crítica dos processos, com evidências de melhorias
cíclicas no histórico recente.
O
primeiro impacto da organização é receber o Diagnóstico Organizacional, que
aponta os dados, com base na análise SWOT, forçando a reflexão de um
planejamento estratégico, que uma vez descrito, contribui para um alinhamento
da direção com toda equipe operacional.
Em
qualquer um dos modelos, a certificação não contempla a avaliação isolada de um
serviço ou departamento. Pela complexidade das ações assistenciais, ambos
os modelos consideram como escopo válido de avaliação a instituição em sua
totalidade. O motivo fundamental desta exigência de alto grau, que confere
especial desafio às instituições que buscam uma certificação destas, consiste
na constatação que as estruturas e processos da organização são de tal ordem
interligados, que o funcionamento de um componente interfere em todo o conjunto
e no resultado final.
Falando
em fundamentos, é importante citar que estas metodologias estão sempre
alinhadas com o propósito fundamental de dar maior segurança e conforto aos
pacientes e aos colaboradores, promovendo o aumento gradativo da qualidade das
organizações de saúde, através da mudança de hábitos, de procedimentos,
posturas e expectativas, despertando sempre nos profissionais de todos os
níveis e serviços um novo estímulo para avaliar seus processos, percebendo e
aumentando as virtudes, reconhecendo e diminuindo as vulnerabilidades
existentes.
Quando
a organização começa a descrever seus processos, precisa refletir seus recursos
materiais, equipamentos e humanos, rever plano de capacitação e educação permanente
continuada, que fortalece o espírito de equipe na busca de melhorias. O foco da
acreditação voltado para segurança e prevenção, faz com que colaboradores,
fornecedores, organização e cliente, repense suas atividades, seus perigos e
riscos, contribuindo para uma visão sistêmica e holística.
Em
diversas situações de implantação de projetos de acreditação, ainda podemos
encontrar funcionários inicialmente reticentes, desconfiados, desmotivados, mas
que, com a aplicação de métodos pedagógicos adequados à pretensão de
certificação, e a evolução do conhecimento sobre as boas práticas já
existentes, em conjunto com a valorização pessoal e profissional decorrente do
processo de educação permanente que deve existir, estes funcionários vão
naturalmente demonstrando interesses em identificar e distinguir as
discrepâncias existentes entre as práticas executadas e os padrões aceitáveis
de qualidade preconizados pelos manuais.
É
importante citar a importância da implementação de instrumentos administrativos
que possibilitem encontrar meios para corrigir ou reduzir essas
vulnerabilidades, abordando de forma profissional e impessoal os erros de
processo percebidos, pois é assim que o colaborador passa a estudar suas
tarefas e interações, pois quanto mais trabalharmos os processos, mais contribuição
teremos das pessoas empenhadas nos resultados da organização.
Para
o sucesso de um programa de qualidade, a organização de saúde deve estar
permanentemente sob a análise crítica produtiva, e a mesma deve ser compartilhada
e disseminada em todas as direções, redistribuindo recursos segundo as
prioridades dos serviços, promovendo um equilíbrio constante entre os objetivos
a curto, médio e de longo prazo.
Entendendo a certificação ONA: Organização
Nacional de Acreditação
A ONA tem por objetivo
geral, promover o desenvolvimento e a implementação de um processo permanente
de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o
aprimoramento contínuo da atenção, de forma a garantir a qualidade na assistência
à saúde de nossos cidadãos, em todas as Organizações Prestadoras de Serviços de
Saúde (OPSS) do país.
Para fins de
acreditação, Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde são definidas como
entidades jurídicas e legalmente constituídas, nas quais se prestam serviços de
assistência médica, de tipo hospitalar, hemoterápico, laboratório, e patologia
clínica, ambulatorial e pronto atendimento, diagnóstico e terapia, atenção
primária à saúde, assistência domiciliar, e transporte especializado em saúde,
de caráter estatal ou privado, com ou sem fins lucrativos, sob a
responsabilidade de uma diretoria.
Esse processo de
avaliação para certificação é de responsabilidade das Instituições
Acreditadoras Credenciadas pela ONA. Essa atividade é desempenhada pela equipe
de avaliadores das Instituições Acreditadoras Credenciadas, tendo como
referência as Normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro
de Acreditação – ONA específico.
Dessa forma, é
necessário preparar à organização para a acreditação conforme os requisitos
estabelecidos pela ONA, considerando as legislações pertinentes e aplicáveis,
sejam elas federais, estaduais ou municipais. Nesta fase, é fundamental o
trabalho de equipe multidisciplinar, com definição de normas e critérios para
garantir a operação da organização.
Tudo isso acontece
seguindo alguns passos importantes para sua implementação como: Diagnostico Organizacional
interno, Implantação de melhorias, Avaliação do avanço, Diagnóstico Organizacional
externo, Nova Implantação de melhorias, Avaliação para a acreditação.
Sendo acreditado, a OPSS
passa a estabelecer benefícios como:
·
Utilização racional dos
recursos humanos e financeiros;
·
Transferência de
tecnologia através da qualificação da equipe do projeto para a manutenção da
certificação após a conclusão do projeto;
·
Construção de uma equipe
para identificação e implementação de oportunidades de melhorias nos processos
e serviços prestados;
·
Segurança para pacientes
e profissionais; e
·
Qualidade da assistência
prestada.
O nível ONA 1 determina: Identificação dos requisitos legais e técnicos mínimos para
a existência no negócio, Identificação da cadeia de valor e processos-chave,
Mapeamento e padronização dos processos primários e de apoio, Identificação dos
riscos e definição de mecanismos de controle, Elaboração do Plano de Objetivos
e Metas Organizacionais, Avaliar e implantação da Gestão por Competências,
Ficha de indicadores básicos de qualidade e segurança, Protocolos clínicos
conforme perfil.
O nível ONA 2 determina: Estabelecimento de mecanismos de controle para os
processos-chave e de apoio, Gerenciamento do desempenho para processos-chave e
de apoio, Estabelecimento de programa de educação continuada, Estabelecimento
de grupos de melhoria de processos, Sistemática de análise crítica implantada.
O nível ONA 3 determina: Gerenciamento do desempenho para toda a organização,
Estabelecimento de cronograma para Benchmarking dos processos/atividades
críticas, Estabelecimento de cronograma para Análise Crítica dos Processos,
Estabelecimento de Programa para condução de projetos de melhoria de processos.
Portanto, a proposta
desta metodologia é a promoção da qualidade de vida da sociedade através da
implantação e desenvolvimento de sistemas de gestão em organizações de
saúde garantindo a sustentabilidade do negócio e a satisfação dos clientes,
sejam eles particulares ou públicos.
Acreditação Internacional: JCI (Joint Comission
International), quer seja o Manual da NIAHO (National Integrated Accreditation
for Healthcare Organizations)
Ambas com reconhecimento
da ISQua - International Society for
Quality in Healthcare, que tem como missão inspirar, promover e apoia a
melhoria contínua da segurança e qualidade dos cuidados de saúde em todo o
mundo.
Seja qual for o seu
nível de envolvimento nos cuidados de saúde, como um indivíduo ou como uma
instituição e qualquer que seja o seu papel de cuidados de saúde, seja
como médico, gerente, fabricante de política, acadêmica ou outra, se o seu
mandato é de qualidade e segurança, em seguida, a ISQua oferece um ambiente de
apoio, profissional para ajudá-lo a realizar de forma mais eficaz.
Tendo como parceria a
Organização Mundial de Saúde (OMS) distribuir informações para alinhar toda a
sua rede de parceiros na busca de segurança, melhores resultados técnicos e
científicos. Ideias e soluções são desenvolvidas e trocadas. Esta cooperação
abrange todo a extensão de cuidados, que vão desde sistemas e processos para a
qualidade da assistência ao paciente e desempenho. Ele também inclui os
pacientes e seus entes queridos que estão um recurso valioso à medida que se busca
alcançar objetivos de excelência na prestação de cuidados de saúde e os
resultados.
Faz com que, qualquer
uma das metodologias estejam alinhadas, contribuindo para uma crescente evolução
da gestão, ou seja, a organização que inicia na ONA, terá condições de evoluir
para qualquer uma das outras metodologias, bastando acrescentar os requisitos
de avaliação, complementando o foco da gestão da segurança.
É lógico que todas elas
são independentes e não precisam necessariamente uma das outras, porém o
processo lógico e de maior aproveitamento para organização, seria estabelecer
uma hierarquia.
Ganhos de Qualidade em Saúde com a implantação
da Acreditação
Quais são realmente os
ganhos que a organização de saúde obtém quando busca, e conquista um selo de
acreditação?
Sem dúvida, a busca pela
qualidade e segurança nos serviços de saúde é hoje uma tendência mundial. Todas
as organizações de saúde, seja de pequeno, médio ou grande porte estão sempre
querendo aprimorar seus serviços, visando segurança, qualidade, conforto e
atendimento de forma adequada para seus clientes. Estão sempre buscando uma
melhoria permanente em seu sistema de gestão e assistência, com a integração
harmônica das áreas médicas, tecnológicas, administrativas, econômica,
assistencial, e, se for o caso, de pesquisa e desenvolvimento.
Dessa forma, os
critérios para obter a acreditação, cobrem uma vasta gama de itens organizados
em metas nacionais ou internacionais de segurança, direitos do paciente e dos
familiares, acesso ao tratamento e continuidade, avaliação do paciente, cuidado
ao paciente, educação do paciente e dos familiares, gerenciamento e uso de
medicamentos, anestesia e cirurgia, capacitação dos recursos humanos,
gerenciamento da comunicação e das informações (prontuário), vigilância e
controle de infecção hospitalar; direção e capacitação das lideranças,
gerenciamento e segurança das instalações, segurança do paciente e melhoria
contínua da qualidade.
Sabendo o que a acreditação se refere, podemos identificar quais são realmente os ganhos que uma
instituição de saúde obtém ao implantar um selo de acreditação:
·
Garantir aos seus
clientes segurança, confiabilidade, e qualidade na assistência definidos por
padrões previamente estabelecidos;
·
O processo padronizado,
que auxiliar na melhoria dos recursos, procurando obter melhores resultados;
·
Utilizar da certificação
como diferencial estratégico;
·
Garantir que o cliente é
tratado com qualidade;
·
E isso acaba gerando uma
confiança nos mesmos, fazendo com que ele utilize mais os serviços de uma
instituição acreditada, do que uma que não apresenta nenhum selo de garantia da
qualidade dos serviços prestado.
É importante destacar
que, para gerar uma nova mentalidade em qualidade dos serviços de saúde,
devem-se incrementar os programas de educação continuada para conhecimento e
reflexão sobre os conceitos de qualidade. Os gestores, que são os principais
interessados na acreditação, devem sempre avaliar internamente os processos
adotados no hospital, para que mantenham o selo de acreditação conquistado, ou
possam passar para níveis mais altos, e consequentemente mais reconhecidos.
A RD Consultoria acredita que a vantagem maior e mais
eficaz é a de melhoria da Assistência. Com o advento da utilização de um conjunto
organizado das atividades de enfermagem denominado processo assistencial, a
equipe multidisciplinar precisa desenvolver protocolos, que se interagem e
concomitantemente, um sistema formal que sirva de base para a avaliação da
qualidade dessas ações.
Para isso acontecer no
processo de acreditação, deve-se envolver todo o quadro de profissionais que
atuam dentro da organização, para ajudar a desenvolver instrumentos de
avaliação para a melhoria contínua da qualidade do atendimento aos pacientes e
do desempenho organizacional.
Devemos ter em vista, os
profissionais que lidam diretamente com os clientes todos os dias, e que com
seu zelo são responsáveis pela melhora dos pacientes. Já que é através do
atendimento destes profissionais que o paciente irá se sentir bem cuidado ou
não, e isso faz com que sua recuperação seja mais breve ou demorada, que a
assistência precisa ser melhorada com a implantação da acreditação.
Estes protocolos uma vez
padronizados, além de permitir a avaliação, permite uma gestão com base nos
eventos e indicadores, contribuindo para reuniões periódicas de interação de
processos, com foco na melhoria continua dos serviços prestados. Tudo isso é
importante para que o processo contínuo de melhorias diminua os erros e faça
com que os pacientes tenham uma qualidade no atendimento além daquilo que eles
esperavam.
Dentre as principais
melhorias que ocorrem, podemos mencionar:
1. Segurança para os pacientes e profissionais;
2. Qualidade da assistência;
3. Construção de trabalho em equipe;
4. Útil instrumento de gerenciamento;
5. Critérios e objetivos concretos adaptados à
realidade brasileira;
6. O caminho para a melhoria contínua.
Acreditamos que este
artigo possa contribuir com os diretores e gestores das organizações que estão
buscando respostas para se decidirem para um processo de acreditação. A RD
Consultoria vem trabalhando há mais de 20 anos e responde hoje por mais de 52
processos acreditados, onde aprimora continuamente seu processo de implantação,
treinamento e de capacitação da equipe multiprofissional.
Conheça mais sobre a RD Consultoria: https://www.youtube.com/watch?v=FMlswMGUbm4&list=UUgxsjIOieWnm21xc3KO46jg
Ronaldo Damaceno
Gestor Executivo em Saúde
CRA-SP: 6-000074
ronaldodamaceno@rdconsultoria.com.br
(11) 3901-6734
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